O LIFE VIDALIA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, executou, nos dias 5 e 6 de abril, uma ação de replicação dos resultados do projeto na ilha da Madeira.
O encontro técnico, previsto em candidatura do LIFE VIDALIA, visou a cooperação histórica entre o Jardim Botânico do Faial e o Jardim Botânico da Madeira (atualmente integrado no IFCN-RAM) para concretização de uma abordagem macaronésica.
Na apresentação dos resultados do LIFE VIDALIA, discutiu-se conjuntamente com os técnicos dos respetivos projetos e entidades – LIFE DUNAS, Parque Ecológico do Funchal, SPEA Madeira e LIFE PTERODROMAS4FUTURE – o eventual interesse e possibilidades de promover a replicação conjunta, assim como a identificação das oportunidades existentes.
Os resultados deste encontro técnico foram muito promissores para a estratégia de replicação futura, em pós-projeto, que o LIFE VIDALIA deixará definida até ao final de junho de 2023, nomeadamente, no que concerne às estratégias de combate às espécies de flora exóticas invasoras.
A replicação é um dos pilares cruciais dos Programa LIFE, pois a partir dela outros projetos usufruem de conhecimentos e experiências já adquiridas.
Saiba mais sobre este projeto em: www.lifevidalia.eu