O LIFE VIDALIA prevê ser parte ativa de uma rede de partilha de conhecimento técnico juntamente com outros projetos, incluindo outros sob a alçada do programa LIFE, com o objetivo de estabelecer e manter um contacto direto e regular com equipas de outros projetos relacionados com a conservação de flora endémica na Macaronésia. A equipa poderá, assim, beneficiar da observação direta dos resultados de outros projetos, ao mesmo tempo que disponibiliza também experiências, conhecimentos e protocolos adquiridos de forma direta com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do LIFE VIDALIA para utilização por outros projetos.
Para além disso, o LIFE VIDALIA implementa Workshops de Capacitação para disseminar não só os resultados do projeto, como também as aprendizagens adquiridas através de outras entidades da Macaronésia. Por fim, está prevista uma Conferência Final que deverá abordar as conclusões e resultados do projeto tendo em conta as metodologias utilizadas.
Apesar de o Projeto LIFE VIDALIA ter o seu termo em 2023, os trabalhos de disseminação do projeto deverão continuar após essa data.
LIFE VIDALIA em networking com o LIFE medCLIFFS (LIFE20 NAT/ES/001223)
A equipa do LIFE VIDALIA, projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, realizou em novembro, via Skype uma reunião de networking com o projeto LIFE medCLIFFS, um projeto de controlo de plantas invasoras nas falésias mediterrânicas em pleno Parque Natural de Cap de Creus na Catalunha, Espanha. Tal como, a maioria das áreas de intervenção do LIFE VIDALIA, as do LIFE medCLIFFS integram também a Rede Natura 2000.
O principal propósito desta reunião, cujo contacto foi estabelecido pelo LIFE VIDALIA, foi promover o “Trabalho em rede”, com transferência de metodologias e soluções bem-sucedidas durante os 4 anos já decorridos do projeto, concretamente na erradicação e controlo do chorão (Carpobrotus edulis), uma espécie exótica invasora também a erradicar pelo LIFE medCLIFFS, embora existam outras idênticas, tais como, a bons-dias (Ipomea indica) e a cana (Arundo donax).
Maria Guirado e Gerard Carrión do LIFE medCLIFFS incidiram as suas questões sobre a metodologia utilizada pelo LIFE VIDALIA na remoção do chorão em falésias costeiras e qual a gestão dos resíduos vegetais realizada.
O projeto LIFE VIDALIA efetivou convite ao LIFE medCLIFFS para visitar as áreas de intervenção no Faial e Pico ou São Jorge. No dia 5 de dezembro confirmaram, via correio eletrónico a sua vinda na primavera de 2023.
Os contatos e troca de informações técnicas têm-se mantido.
LIFE VIDALIA – 2º Workshop Técnico: “Flora Exótica Invasora: Diversidade de Espécies, Padrões Geográficos, Metodologias de Controlo e Projetos LIFE de Conservação”
LIFE VIDALIA realiza visita de Networking ao projeto LIFE DUNAS, Porto Santo, Madeira
Pode ler o artigo completo aqui.
01.06.2021 – Primeiro Workshop Técnico LIFE VIDALIA – A Conservação da Flora Endémica