Beneficiários do Projeto

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (Beneficiário Coordenador)

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (Beneficiário Coordenador)

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas tem como missão garantir a manutenção da qualidade ambiental, a conservação da natureza, a proteção dos ecossistemas, bem como a gestão dos recursos hídricos e um eficiente ordenamento do território. 

Esta Secretaria tem como prioridade a aposta na produção de energias renováveis, o reforço da aposta na microprodução energética, assim como o avanço na transição para a mobilidade elétrica. Outra prioridade será a melhoria da eficiência na prevenção e gestão de resíduos da Região.

São ainda foco da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas a gestão dos recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas mais debilitados e sensíveis, bem como a prossecção de uma verdadeira política de ordenamento do território, de proteção da paisagem, de valorização ambiental, integrando a sociedade civil e envolvendo as autarquias locais e todos os agentes económicos.

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (Beneficiário Associado)

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (Beneficiário Associado)

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, no âmbito das competências a si atribuídas, que passam pela Conservação da Natureza, com a gestão de áreas protegidas e de espécies e habitat da Rede Natura 2000, e pela promoção da Qualidade Ambiental, nas componentes das alterações climáticas, ruído ambiental, qualidade do ar e resíduos, contribui para o objetivo macro de, aproveitando a posição geoestratégica dos Açores e a sua riqueza em termos dos recursos, promover a sua diversidade, escala e área de influência.

Esta Direção Regional procura, assim, conciliar diferentes usos, atividades e interesses, num contexto de utilidade pública, promovendo a sua integridade biofísica e a conservação dos seus valores naturais e paisagísticos, e assegurando, neste pequeno território disperso e de recursos limitados, simultaneamente, a qualidade de vida das populações e a existência de padrões de elevada qualidade ambiental, colocando tónicas na sustentabilidade e na resiliência.