A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu no dia 17 de fevereiro, através do projeto LIFE VIDALIA, uma ação de formação de carácter operacional dirigida às equipas de campo dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas das três ilhas de intervenção do projeto,: Faial, Pico e São Jorge.
A ação integrou componentes de capacitação, disseminação e replicação de dados e resultados dos trabalhos efetuados no âmbito do LIFE VIDALIA, concretamente a apresentação dos resultados das ações de conservação do Pprojeto, a demonstração de métodos de propagação utilizados nas espécies -alvo do projeto, a visita ao Banco de Sementes dos Açores, ao Orquidário e ao Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico, bem como a visitação às áreas de intervenção do Caldeirão do Cabeço Verde e do Morro de Castelo Branco.
Esta formação multidisciplinar possibilitou a partilha de experiências entre as equipas operacionais presentes, onde se encontram colaboradores afetos não só ao LIFE VIDALIA, mas também ao LIFE IP AZORES NATURA e ao LIFE BEETLES.
A capacitação das equipas, bem como, os trabalhos de disseminação técnica e a promoção da replicação de métodos e estratégias são importantíssimos elementos do projeto LIFE VIDALIA, pois asseguram a continuidade dos trabalhos e, de futuro, a aplicação de métodos já testados e a adequação de soluções já desenvolvidas, contribuindo para a melhoria da capacidade de resposta aos problemas ambientais que a Região enfrenta.
Com o aproximar do final do projeto, a 30 de junho do corrente ano, esta ação de capacitação vem ainda fomentar uma importante transmissão de informação à equipa operacional do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que, no pós-LIFE VIDALIA, assegurará a continuação dos trabalhos desenvolvidos até então nas áreas de intervenção do LIFE VIDALIA.
#lifevidalia #acores #governodosacores #climatechange #Sensibilizacaoambiental #environment #LIFEprogramme #LIFEproject #RN2000 #Environmentalawareness
🇪🇺 Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia. With the financial support of the LIFE Programme of the European Union.
RN2000